Ganhar Dinheiro com Artesanato - o que é preciso?

ganhar-dinheiro-com-artesanato

Olá Divas artesãs e Divinos também!!

Após a imensa felicidade pelo convite do André Gibran, para ser colunista aqui no site Marketing para Artesanato, e mais uma vez agradeço a honra, veio a grande dúvida, quase existencial.... escrever sobre o que na estreia??? Técnicas? Ética? Marketing? Vendas? Direitos e obrigações????!!!

Falaremos sobre isso no futuro, todas nós, cada uma com seu olhar, certamente. Então.. vou falar sobre o que move o mundo do artesanato: o AMOR! Sim, o amor pelo nosso trabalho, o amor que despertamos no cliente com o nosso trabalho, que até ficar pronto e lindo, só nós sabemos o que passamos, não é verdade??

ganhardinheiroartesanato

Sempre me perguntam o que é fundamental para viver de artesanato e quase todos tem suas teorias. Eu afirmo que é preciso amar o trabalho porque são muitas dificuldades até uma ideia  ser materializada: temos uma luta contra o tempo diariamente, dificuldade em encontrar materiais, estamos em constante  busca de aprimoramento, quem vende pela web sofre com a logística dos correios, ou a falta dessa logística....  concorrência da família por nossa atenção, pois é complicado demais trabalhar em casa – as pessoas não entendem que temos horário de trabalho e ligam e aparecem sem avisar e criticam, etc...

dinheiroartesanato

Sem contar as pérolas que ouvimos o tempo todo, né meninas e meninos?? “ ---Você não trabalha não, só costura?”  /  “ --- Que bacana você faz artesanato, nossa deve ser muito legal brincar o dia todo” / “ --- Ah tá, você é artesã, mas vive do que mesmo??” / “--- Acho que você devia procurar um trabalho, porque artesanato não dá dinheiro!”

ganhardinheiroartesanato1

Ou seja, quem nunca ficou triste, chateada, magoada por qualquer dessas situações, que atire o primeiro tecido!! Rs.. Mas, como diz José de Alencar em Iracema: “... Tudo passa sobre a terra...” e graças à Deus, tomamos fôlego e lembramos o quanto é bom ver um trabalho lindo sendo embalado, receber o agradecimento do cliente, ver a carinha de clientinhos felizes com seus mimos. Isso sim vale a pena ser lembrado.

Mas só amor?? Claro que não!! O amor é a alma do artesanato, a energia, o combustível para todos os demais processos: estudar, trabalhar muito, estudar mais, atender bem o cliente, trabalhar mais a qualidade, sempre achar que a próxima peça será melhor – ainda que esteja na centésima!

artesafelizdinheiro

É isso! Se você é artesã, já entendeu o que estou dizendo. Então vamos juntos por um artesanato top?

banner grupo 1

 

Beijos e muita criatividade, Divas.

About The Author

Mari

Artesã criativa, apaixonada por todas as artes. Mãe de um príncipe. Empreendedora. Advogada. "... Pessoa comum, filha de Deus ..." e feliz acima de tudo por fazer o que amo!!!

Comente usando o Facebook:

4 Comments

  • Spadini

    Reply Reply 8 julho, 2016

    É verdade, Mari, trabalhar em casa exige um esforço extra, e muitas vezes fica até um clima estranho quando tentamos colocar alguns limites (rs). Mas faz parte.

    Você tocou num ponto importante sobre o artesanato: AMAR O QUE FAZ.

    É preciso entender também se a pessoa gosta muito dessa área de modo profissional, ou se é mais um hobbie, uma terapia, um passatempo, não é verdade?

    Mas enfim, aprender como ganhar dinheiro com artesanato é muito possível, desde que gerindo o negócio de modo profissional. Infelizmente muitos artesãos têm uma gestão amadora de tudo que fazem, e acabam não sabendo se tiver lucro ou não.

    Até escrevi um artigo sobre isso depois de ver vários clientes cometendo erros bobos.

    Forte abraço pra você, e bons negócios!

    • Mari

      Reply Reply 9 julho, 2016

      Olá! Como vai??
      Agradeço o comentário. Concordo plenamente com você, dificuldades todos os negócios, independente do tamanho, passam. Supera-os os que estão preparados para tal. Conosco não é diferente!!! Quando temos a visão empresarial do nosso artesanato, buscamos especialização e portas se abrem, pelo simples fato de adquirirmos conhecimento. Vou conhecer seu trabalho. Abraços!

  • fernanda

    Reply Reply 14 julho, 2016

    quero muito me inscrever no curso, mas nao consigo.

    • Mari

      Reply Reply 14 julho, 2016

      Olá Fernanda, tudo bem? Não consegue por que??!! Em que posso te ajudar? Vem malhar logo conosco! Bjs..

Leave A Response

* Denotes Required Field